terça-feira, 4 de novembro de 2008

17º CIC UCPel

Semana passada, a Rua Gonçalves Chaves, em frente à Universidade Católica de Pelotas, contou com a presença de tendas que expunham um pouco de cada projeto de extensão que a UCPel realiza junto à comunidade. Esta foi a primeira vez que a Mostra de Extensão, em sua quarta edição, teve sua estrutura montada na área externa do prédio do Campus I da UCPel. Oficinas, apresentações culturais e distribuição de brindes fizeram parte da iniciativa que chamou a atenção da população.

Além do UCPel Mais Saudável, CAPS e Cetres, outros projetos da Universidade foram expostos, como o Bio Ação, Farmácia Escola, Casa da Criança São Francisco de Paula e os jornais comunitários Folha da Princesa e O Pescador, do curso de Comunicação Social. A 4ª Mostra de Extensão foi realizada paralelamente ao 17º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e à 7ª Mostra de Pós-graduação.


A 17ª edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), encerrou-se na última quinta-feira (30), em cerimônia no Auditório Dom Antônio Zattera. A atividade contou com a premiação dos 45 melhores trabalhos apresentados em oito diferentes áreas do conhecimento. Além de estudantes da UCPel, houve participação de estudantes das universidades federais de Pelotas (UFPel) e de Santa Catarina (UFSC).

O objetivo do evento é incentivar a formação de iniciantes em pesquisa e extensão, preparando profissionais com postura ético-humanística e competência técnico-científica. Em 2008 o Congresso reuniu 460 trabalhos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Sociais e Aplicadas, Exatas e da Terra, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Agrárias. Destes, 305 foram da própria UCPel e 155 de outras instituições de Ensino Superior.

Uma das novidades desta edição foi a realização das Rodas de Conversa. Alunos e professores discutiram temas como tecnologia, saúde e economia solidária, enquanto interagiam com os diversos projetos da UCPel. Entre os dias 28 e 30 de outubro, foram realizadas palestras, apresentação de pôsteres, momentos culturais, debates e a Rua da Extensão, que divulgou projetos da Católica desenvolvidos junto à comunidade.

Fonte: http://www.ucpel.tche.br/

*Marcel Ávila é fotógrafo e, nas horas vagas, estudante.

0 comentários: